Pesquise Sua Receita!!!

Nutrição&Saúde

Qual a Melhor Forma de Preparar Ovos

Dependendo do preparo podemos elevar muito os níveis de AGEs do ovo. AGEs são conhecidos por contribuir para o aumento do estresse oxidante e inflamação, que estão ligados às recentes epidemias de diabetes e doença cardiovascular.

Qual a Melhor Forma de Preparar Ovos

A forma de preparo dos ovos impacta na preservação dos nutrientes ou pode gerar sub produtos prejudiciais à saúde como oxyesterol e AGEs (Produtos de Glicação Avançada). Métodos de cozimento como micro-ondas, ferver por muito tempo e fritar ovos, reduzem a quantidade de luteína e zeaxantina em 6 a 18%. Quando os ovos são cozidos por 40 minutos, por exemplo, eles podem perder até 61% de sua vitamina D, em comparação com até 18% quando eles são fritos ou cozidos por um curto período de tempo. Quando os ovos são cozidos a altas temperaturas ou fritos, o colesterol presente no alimento pode tornar-se oxidado e produzir compostos conhecidos como oxysterols. Estas substâncias no sangue têm sido associadas à um risco aumentado de doença cardíaca.

Dependendo do preparo podemos elevar muito os níveis de AGEs do ovo. AGEs são conhecidos por contribuir para o aumento do estresse oxidante e inflamação, que estão ligados às recentes epidemias de diabetes e doença cardiovascular. Um ovo frito possui 2.749 de AGEs, cozido por 5 minutos e mexido, 90 e 63 respectivamente.

Qual a Melhor Forma de Preparar Ovos

Em geral, os tempos de cozimento mais curtos e em menor temperatura demonstraram reter mais nutrientes e produzir menos compostos tóxicos.

Dicas práticas de Qual a Melhor Forma de Preparar Ovos:

1) Combine ovos com vegetais e temperos (açafrão, cúrcuma, pimentas, orégano, alecrim, cebola). Alguns antioxidantes naturais, tais como extrato de oleorresina de alecrim, e o flavonoide quercetina, mostram forte ação inibitória contra a oxidação do colesterol.

2) Utilize métodos mais curtos e com menor temperatura para causar
menor oxidação do colesterol e manter a maioria dos nutrientes. Melhores métodos: escaldados, fervidos por pouco tempo ou mexidos em baixa temperatura. Excesso de colesterol dietético pode aumentar o perfil inflamatório no organismo. Por isto, a associação com compostos anti-inflamatórios como chás, temperos e vegetais podem amenizar estes
efeitos!

Repost @anapaulapujol

Veja também:

Leite Fonte de Vitaminas e Minerais

Qual a Diferença Entre Diet e Light

Referências:
J Agric Food Chem 2012 26 de dezembro; 60 (51): 12547-52. 
Food Chem 2014 01 de abril; 148: 170-5. 
J Am Diet Assoc. 2010 Jun; 110 (6): 911-16.e12. 
Redox Biol 2013 31 de janeiro, 1: 125-30. 
Food Chem.2014 Apr 1;

 

Qual a Melhor Forma de Preparar Ovos
Avalie este post!!!
Compartilhe se gostou!!!!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  
  •  

O que você achou desta receita?

comente

Você Também Vai Gostar De:  

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.