Pesquise Sua Receita!!!

Dicas de Cozinha

Nutrição X Depressão

Com a ingestão de um pouco de cada um destes alimentos em nossas refeições diárias, a depressão ficará mais longe de sua vida.

Nutrição X Depressão

A depressão é um distúrbio psiquiátrico que atinge cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo. Ela afeta o bem-estar, a felicidade, reduz a capacidade de trabalho do indivíduo. Compromete sua quantidade de vida, além de mudar a forma de como o paciente dorme a até se alimenta. Seus sintomas mais evidentes são tristeza, ansiedade, pessimismo, insônia e perda – ou excesso – de apetite.

O tratamento dessa enfermidade é complexo e inclui terapia psicológica e medicamentosa, bem como atividade física e alimentação adequada. Algumas vitaminas e substâncias podem ajudar a estimular o bom funcionamento do sistema nervoso, provocando a melhora geral do quadro do paciente. Conheça alguns delas, bem como suas aplicações e os alimentos que as contêm.

Nutrição X Depressão

Com a ingestão de um pouco de cada um destes alimentos em nossas refeições diárias, a depressão ficará mais longe de sua vida.

Vitamina B1 – imita a acetilcolina (neurotransmissor) e possui papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição. Sua falta pode levar à depressão. Alimentos-fonte: ervilhas, feijão, pão integral, cereais integrais, nozes, peixes, amendoins.

Vitamina B6 – ajuda no metabolismo dos aminoácidos, sendo essencial para o processamento do triptofano, que é um produto essencial para produção de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Alimentos-fonte: aveia, gérmen de trigo, banana, leite.

Vitamina B12 – importante para boa manutenção do sistema nervoso. Sua deficiência causa disfunções nervosas, atividade mental inoperante e tem sido associada aos quadros depressivos. Alimentos-fonte: carne vermelha, ovos, peixe e leite.

Ácido Fólico – exerce importante papel para o desenvolvimento do sistema nervoso fetal; entre 31% a 35% dos pacientes depressivos têm deficiência de ácido fólico. Alimentos-fonte: verduras de folha verde, vísceras, legumes, frutos secos.

Colina – componente de lecitina de soja, é fundamental para a memória, o aprendizado e a clareza mental. A produção de membranas celulares e o neurotransmissor acetilcolina dependem deste componente. Alimentos-fonte: lecitina de soja, ovos.

Ômega 3 – determinante no desenvolvimento cerebral e da visão dos lactentes. Pesquisas associam a depressão a baixos níveis sanguíneos de ômega-3 no organismo. Alimentos-fonte: banana, chocolate.

Lembre-se: estas informações visam apenas a oferecer orientação. Busque a ajuda de profissionais habilitados a capacitados para que as pessoas amamos e que sofrem de depressão levem uma vida melhor ou mesmo completamente normal.

Veja também:

Benefícios e Dicas de Como Utilizar o Curry

5 Alimentos Que deixam Sua Pele Como Pêssego

15 Antioxidantes Poderosos Que Eliminam Toxinas

Nutrição X Depressão
5 (100%) 1 vote
Compartilhe se gostou!!!!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  
  •  

O que você achou desta receita?

comente

Você Também Vai Gostar De:  

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.