Pesquise Sua Receita!!!

Dicas de Cozinha

Como Preparar Um Gostoso Churrasco

A peça de picanha deve não ultrapassar 1,3 kg, são mais novinhas e mais macias. Gosto mais da picanha não maturada de um frigorífico de boa procedência.

Como Preparar Um Gostoso Churrasco

Férias, verão, piscina e nada mais gostoso que juntar uns amigos e preparar um? Churrasco, claro! A loira gelada também está convidada e a picanha é a protagonista deste ritual das cavernas (como disse Rubem Alves, famoso escritor, os homens liberam seu lado troglodita quando fazem churrasco). Eu adoro churrasco porque, claro, quem vai para a churrasqueira são os homens. Os acompanhamentos ficam por conta das mulheres. Saladas, vinagrete, petiscos, enfim, há mil opções de entradas.

Às vezes um arroz branco e uma farofa de mandioca, ou até um simples e gostoso pão francês para se comer com uma linguiça e vinagrete. O churrasco não pode ser rápido, tem que ser aos poucos, regado a muita conversa, risada, cerveja e aos poucos vamos nos servindo do que nos aprouver. Vá com calma, mas coma sem culpa. Afinal, temos a tarde inteira!

A peça de picanha deve não ultrapassar 1,3 kg, são mais novinhas e mais macias. Gosto mais da picanha não maturada de um frigorífico de boa procedência. Tem o sabor mais natural. Tempero: sou tradicionalista: sal grosso, depois é selada na churrasqueira, bate-se o sal, corta em pedaços grossos que voltam à churrasqueira por mais um pouco de tempo. Aí se faz ao gosto do freguês: sangrando, malpassada, ao ponto, bem passada, torrada (ai, que sacrilégio, mas tem gente que gosta) e nem preciso dizer, né. Vão de carona na brasa, linguiças, queijinhos de coalho, etc… e outros cortes também, como maminha, alcatra, fraldinha, T-bones e outros que podem ser para o próximo. Vamos marcar um?

Depois de ler esta receita aproveite para ler também:

Dicas de Como Preparar Batatas

Como Deixar Seu Feijão Delicioso

Como Fazer Tempero Caseiro

Veja Como Preparar Um Gostoso Churrasco

A picanha é um corte tradicional de churrasco. É facilmente reconhecível por seu formato triangular e capa de gordura que a cobre por inteiro, e que não deve ser retirada para assar, pois alterará seu sabor e suculência. É uma carne que varia entre 1kg e 1,3kg. Se alguém tentar lhe vender uma picanha que tenha mais de 1,3 kg, mande-o catar coquinhos na ladeira, normalmente estas peças maiores incluem um pedaço de coxão duro (que você paga por picanha). Se já comprou, repare que na parte de baixo ainda deve ter pedaços com nervos ou pele prateada, retire-os antes de temperar e levar ao fogo.

Limpe a picanha retirando nervos e a pele prateada, mantenha a capa de gordura, corte em bifes de 5 a 8 cm de espessura, mantendo a capa de gordura em uma das bordas.

Salpique sal grosso e cubra com um pano limpo. Quando o carvão estiver em brasa, coloque os bifes sobre a grelha, virando para manter a coloração uniforme.

Observe a capa de gordura, quando a gordura perder as forma reta do corte e começar a derreter, com auxílio de uma pinça longa bata a carne na grelha para eliminar o excesso de sal, escolha o lado mais claro e cubra com duas ou três fatias de queijo provolone, quando o queijo começar a derreter sirva no prato com um pãozinho (sem salada, arroz, etc.. somente a picanha e o pão) saboreie com uma cerveja gelada, ahhh tô com água na boca…

Como Preparar Um Gostoso Churrasco
5 (100%) 1 vote
Compartilhe se gostou!!!!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  
  •  

O que você achou desta receita?

comente

Você Também Vai Gostar De:  

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.